Ela é jovem, culta, criativa, comunicativa e inteligente. Com todos esses predicados foi modelo e trabalhou na área de comunicação. Graduou-se em Direito, faz sucesso como influenciadora digital, mas sua nova ocupação é empresária de moda.
Valentina Lang, 26 anos recém-completados, criou em 2018, na cidade catarinense de Chapecó, a empresa Valentina Lang que há três anos coloca no mercado brasileiro peças da moda feminina jovem que – vejam só! – já fazem sucesso nos Estados Unidos.
O sucesso que obteve no universo digital – foi blogueira de moda desde os 16 anos – a motivou a ingressar nesse ramo. Como blogueira construiu uma base sólida de seguidores, os quais viriam a se tornar fieis consumidores de suas marcas.
“Como trabalhava no Instagram na divulgação de outras marcas e grifes sempre tive o desejo de ter a minha própria marca, mas demorei para encontrar o produto ideal para começá-la. Por fim, transformei uma coisa que amava no meu negócio: biquínis!,” relata Valentina.
A mãe, engenheira civil e designer de ambientes Iara Lang, foi uma das inspirações. A moda praia sempre esteve muito presente na vida de ambas. Iara sempre foi uma assídua consumidora de moda e a filha, consequentemente, adquiriu a mesma paixão.
A ideia inicial foi da mãe quando, antes de uma viagem, Valentina mandou confeccionar alguns biquínis, porque não encontrou nenhum que a agradasse no comércio local ou nos sites de compras.
Quando a mãe viu os biquínis prontos ficou encantada e comentou: se a filha tinha problemas em encontrar tais peças, outras meninas também deveriam ter. Assim começaram a trabalhar o conceito de uma nova marca.
Estabelecida a convicção no empreendimento, começou sua materialização com pesquisa de materiais, criação das peças, aquisição de equipamento, contratação de costureiras. Em pouco tempo o mercado receberia o produto principal e até hoje o carro-chefe das vendas: Biquínis das marcas VL BEACHWEAR e VL SWIMWEAR.
* MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Como trabalhava no Instagram na divulgação de outras marcas e grifes sempre tive o desejo de ter a minha própria marca, mas demorei para encontrar o produto ideal para começá-la.
CRESCIMENTO CÉLERE - Pela análise do perfil das suas seguidoras, Valentina definiu sua clientela potencial como mulheres na faixa etária de 15 a 35 anos, um público ligado à moda, tendências e viagens.
Ela própria está inserida nessa faixa, identifica-se plenamente com ela e, portanto, interpreta em profundidade seus desejos. Isso explica em grande parte o sucesso junto ao público-alvo.
A produção inicial, em 2018, era de 400 peças por mês, em média. O sucesso mercadológico da empresa está expresso no vertiginoso crescimento. Nesses três anos a produção cresceu 1.250% e situa-se, atualmente, em 5.000 peças por mês.
Afinal, quais são os diferenciais da empresa para justificar esse acelerado crescimento?
A empreendedora explica: “Nossa modelagem é totalmente diferenciada, atendendo ao público com peças em tamanhos diferentes (entre top e calcinha). Há diversos tipos de amarrações e regulagens, para que as peças se adequem a todos os corpos. Trabalhamos com o melhor tecido disponível no mercado - porém com um preço acessível - e temos estampas exclusivas.”
O atual portfólio da empresa também se expandiu e tem agora saídas de praia, acessórios de praia, moda fitness e máscaras, mas os biquínis continuam catapultando as vendas.
A empresa VALENTINA LANG está presente no mercado nacional, com destaque para região sul, porém já atende todo o Brasil através do e-commerce.
A estratégia para crescer no mercado combina os influenciadores e marketing digital. Aqui, a jovem empresária emprega suas habilidades para brilhar no mundo digital. O principal canal de venda é o e-commerce, direcionamento do público através das redes sociais onde conjuga o influencers, tráfego pago e muito conteúdo de valor.
O CÉU É O LIMITE - Em um bem planejado plano de ação, as marcas alcançaram o exterior e a empresa chapecoense já exporta biquínis, saídas de praia e moda fitness para os Estados Unidos, Portugal, Reino Unido e Suíça.
Foi fechado contrato de exportação, de forma continuada, com a empresa multinacional Ignite International Ltd dos Estados Unidos.
O e-commerce está estabelecido em Chicago de onde dispara os biquínis para todo o país, mas também foi terceirizada a produção para empresas americanas. A entrada no mercado europeu tem a parceria de loja distribuidora localizada em Portugal.
As receitas obtidas no mercado externo não foram reveladas, mas já representam 12% da receita operacional bruta. Para transitar no mercado internacional, a empresa contou com a consultoria do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), desenvolvido pela Apex-Brasil, com monitoria da competente consultora Ana Paula Kunze.
Valentina Lang demonstra uma visão estratégica de longa distância. Os planos para o futuro são continuar expandindo as vendas no Brasil e aumentar o número de países consumidores, “pois o biquíni brasileiro já é uma grife mundial”.
Também deseja aumentar o leque de produtos oferecidos, tais como linha de cosméticos vinculados à moda praia, nova linha de acessórios e lançamentos na linha fitness.