Mesmo com o distanciamento social imposto pela pandemia do Coronavírus, o Programa Pré e Pós Aposentadoria (PPA) dos Servidores de Balneário Camboriú segue auxiliando e orientando os funcionários públicos, através de encontros online. No próximo dia 25 ocorre mais uma etapa, a de “Boas Vindas”, através do Google Meet. Esta é a segunda etapa do Programa.
Este ano o programa já realizou encontros referente às etapas “Vivendo a Aposentadoria”, onde servidores já aposentados trocaram ricas experiências sobre a nova fase; “Entendendo a Aposentadoria” – primeira etapa, que reuniu servidores da ativa, mas já na reta da aposentadoria, e o “Muito Obrigado”, onde a Prefeitura agradece aos aposentados, pelos serviços prestados.
O “Muito Obrigado” aconteceu na última semana e contou com a participação do prefeito Fabrício Oliveira, que enalteceu a importância do servidor nessa enorme engrenagem que é a máquina pública.
“Atribuo ao empenho dos nossos servidores muito do enorme sucesso que é Balneário Camboriú. Vejo nos nossos servidores sempre muito comprometimento e seriedade no trabalho feito pela cidade. E homenagear e manter o contato com os servidores que já se aposentaram é uma bela maneira de aprender com eles”, pontuou o prefeito durante o encontro.
O PPA tem o objetivo de acolher e preparar o servidor público municipal para a aposentadoria por meio de encontros, palestras, formações e orientações sobre vários temas que envolvem a carreira pública. Já para os aposentados, o programa também promove o encaminhamento para serviços relacionados à saúde e assistência social.
A iniciativa traz como diferencial o apoio não apenas àqueles já aposentados, mas também aos que estão nos últimos anos de trabalho. Os encontros online são acompanhados pela equipe administrativa e de psicólogos do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Balneário Camboriú – BCPrevi.
SAIBA MAIS - A primeira etapa do PPA é o “Programa de Integração”, onde é apresentado ao servidor que inicia carreira, os seus direitos, deveres e normas e procedimentos do funcionalismo público, com o objetivo de facilitar o processo de adaptação.
Após esse conteúdo, o servidor passa pela segunda etapa do Programa, que é a “Entendendo a Aposentadoria”. Nela os profissionais do Instituto apresentam o PPA ao servidor e esclarecem tudo sobre os direitos e deveres previdenciários.
Já na terceira etapa, que é a do “Encontro de Boas Vindas”, o funcionário é acolhido, integrado e poderá conversar e fazer um levantamento sobre suas crenças e expectativas sobre a aposentadoria. Esse encontro é direcionado apenas para os servidores que estão a um ou dois anos da aposentadoria.
Na quarta etapa a pauta é o “Planejamento Financeiro”, onde os futuros aposentados e os servidores já aposentados recebem orientação de como reorganizar suas finanças; de como adaptar-se a possíveis mudanças financeiras que a aposentadoria traz. Esse encontro é específico para os servidores prestes a se aposentar e os já aposentados e será mediado por um profissional da área financeira.
“Projeto de Vida” é a quinta etapa do Programa. Nessa não há palestra e sim um bate papo; uma roda de conversa mediada por uma psicóloga que abordará assuntos relacionados à qualidade de vida, como desenvolvimento pessoal, saúde e bem-estar físico; relacionamentos sociais e familiares; além de lazer e atividades culturais. Esse encontro reúne aposentados e os servidores que já contam pouco tempo para a aposentadoria.
Reconhecimento à contribuição, à dedicação e ao comprometimento após tantos anos de serviço é uma etapa importante do PPA. É a “Muito Obrigado”, que é o encontro onde o governo agradece ao servidor.
A sétima etapa, e uma das mais ricas em conteúdo, é a “Vivendo a Aposentadoria”; onde o servidor prestes a se aposentar, escuta do ex-colega, já aposentado, experiências sobre essa nova fase da vida. Nessa etapa o servidor também será apresentado aos programas desenvolvidos na Secretaria da Pessoa Idosa.
E por fim, a última etapa refere-se ao contribuinte aposentado. É a de “Visitas Domiciliares”, onde o BCPREVI vai até o aposentado com dificuldades de mobilidade e lhe dá o direito de receber e participar das etapas, principalmente as que se referem ao acolhimento, planejamentos e homenagem.
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* Alexandra Gonzalez Santos/Diretoria de Comunicação
Foto: Divulgação