Região WebtecWebtec 25 Junho 2021 (36)

Obra em uma das pontes do Rio das Ostras segue para etapa final

A previsão de conclusão dessa etapa é até o dia 30 de junho

Obra em uma das pontes do Rio das Ostras segue para etapa final

A obra de limpeza, readequação da calha e dragagem do Rio das Ostras em uma das pontes, localizada na Rua Adaci Santos Gomes, próximo à Rua Donaciano Santos na Barra, avança para etapa final. Nesta semana, são executados os serviços de concretagem, calçamento paver e meio fio sobre a ponte, e aterro das cabeceiras.

Essa etapa da obra compreendeu a demolição da atual ponte e execução de galerias celulares em substituição à ponte existente, com objetivo de aumentar a capacidade de vazão da água do rio no local, e evitar os alagamentos que ocorriam quando chovia muito.

A passagem no trecho está interditada, sendo sinalizado com tapumes e placas para orientar os motoristas e evitar acidentes. A previsão de conclusão dessa etapa é até o dia 30 de junho.

Outras frentes de trabalho também estão em andamento, entre s 07 trechos da obra, que compreendem 2.820,00 metros.

No trecho 4 (próx. Rua Hermógenes de Assis Feijó) estão concretando a calçada e topografia; no trecho 3 (próx. BR 101 e Rua Hermógenes Assis Feijó) regularização de talude, instalação de gabião – estrutura de contenção feita na margem e fundo do rio e replantio de grama; trecho 6 (Rua Maria Mansoto/ Adaci Santos Gomes), retificação do leito do rio, limpeza, marcação e topografia; e no trecho 5 (divisa terreno Rua Maria Mansoto) marcação e topografia.

SOBRE A OBRA - A obra contratada por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) é uma reivindicação antiga da comunidade que pretende resolver os alagamentos decorrentes das chuvas nos bairros da Barra, São Judas e Nova Esperança.

Além da limpeza das margens, contempla dragagem e readequação da calha do rio para a vazão real da bacia hidrográfica e ainda, muretas de contenções em alguns trechos. A contratação foi por meio de licitação na modalidade Concorrência por menor preço global.

A vencedora foi a empresa Penascal Engenharia e Construção Eireli, no valor de R$ 4.212.360,84. O prazo de execução previsto são três meses, podendo ser prorrogado devido os contratempos da obra.

* Renata Furlanetto/Diretoria de Comunicação
Fotos: Divulgação/Emasa

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário.