A Polícia Civil de Santa Catarina participa das ações da 23ª Semana Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Policiais civis fazem um bloqueio com cães farejadores em pontos estratégicos em Santa Catarina e em mais cinco Estados. O objetivo é fomentar apreensões de drogas transportadas nas rodovias federais e estaduais.
A ação começou nesta segunda-feira (21) e segue até sábado (26). As operações serão realizadas com o trabalho da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina e a Receita Federal em Guaraciaba, São Lourenço do Oeste e Iporã do Oeste.
Participam da operação Goiás, Acre, Santa Catarina, Distrito Federal e Bahia. A integração das forças de segurança pública é feita pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi).
“Para trazer resultados positivos no combate ao crime organizado é fundamental o trabalho integrado e colaborativo entre as polícias”, afirmou Alfredo Carrijo, secretário de Operações Integradas.
As atividades fazem parte da Operação Hórus, do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA) e coordenadas pelo Centro de Operações de Fronteira (CIOF), todos da Seopi.
A ação com cães faz parte do projeto-piloto do VIGIA, lançado em janeiro de 2021. O objetivo é expandir esse tipo de operação para todas as unidades do programa. Atuam pela Polícia Civil de SC os Núcleos de Operações com Cães (NOCs) e a Coordenadoria de Operações com Cães (COPC/PCSC).