Quem vê as fotos do antes e depois se surpreende! Um pequeno espaço de um apartamento em Curitiba (PR), se tornou matéria prima para pôr em prática toda a criatividade da Arquiteta catarinense Natália Xavier.
O desafio era transformar o hall de entrada e a pequena sala de estar e jantar, num ambiente mais amplo e aconchegante, mas sem que os moradores precisassem sair do local.
Inicialmente com 22 m², o novo espaço chegou aos 32 m² graças a uma mudança primordial. Natália fez a integração da sacada com a sala, ampliando o espaço em 10 metros, sem quebrar nenhuma parede.
O principal objetivo era trazer conforto e amplitude ao espaço e para isso a Arquiteta investiu em tons claros, que trouxessem leveza ao projeto.
Com um conceito totalmente contemporâneo, Natália conseguiu aproveitar alguns elementos que o ambiente já dispunha, como o piso de madeira da sala, que foi mantido, um espelho e a iluminação da área da TV.
O piso da sacada foi substituído por um vinílico, que lembra madeira e manteve uma continuação da sala.
“Aproveitamos alguns itens do apartamento e repaginamos outros, como os móveis, por exemplo. Mantendo os cuidados com as cores, apostamos numa decoração aconchegante, incluindo madeira, tecidos variados, plantas e objetos que trouxeram beleza ao novo espaço”, pontuou a Arquiteta.
Na decoração, Natália Xavier destaca ainda o uso de arandelas e quadros em pontos estratégicos, como o da Santa Ceia, onde a moradora já possuía um quadro com o tema na sala de jantar, mas que no novo projeto, ganhou uma releitura, moderna e abstrata, assinada pelo artista plástico Diego dos Santos.
“Na sala de jantar criamos uma espécie de buffet, que serve também como aparador, dependendo da ocasião. No hall de entrada, que não tinha nenhum móvel, optei por colocar um armário com pouca profundidade, que não atrapalhasse a área de circulação, mas extremamente útil para apoiar objetos assim que os moradores chegam”, explicou Natália.
Pensando no conforto e aconchego dos que ali vivem, mas também dos convidados que visitam o local, a Arquiteta planejou uma área confortável, que pudesse acomodar a todos com tranquilidade.
O espaço da sacada com churrasqueira, que foi incorporado à sala ganhou uma espécie de Futon, com duas almofadas, ao lado da mesa da Residual Arte & Design.
O móvel, se torna uma extensão do sofá da sala, permitindo a integração dos espaços, como também uma melhor convivência das pessoas.
O espaço da churrasqueira ganhou ainda um armário abaixo da pia e persianas em tom claro, que não apenas deixaram o espaço mais amplo, como permitem o aproveitamento máximo da iluminação natural.
“A ideia era abrir o máximo possível o espaço e através das cores e jogo de iluminação conseguimos nosso objetivo”, finalizou a arquiteta.
O novo espaço levou apenas 10 dias para ser concluído e contou com o apoio da Quality Home, Oriente-se tapetes, Bezalel Arte, Exclusiva Persianas e Decorações, Doutor Resolve Curitiba, Studio Madero, Gold acabamentos, Residual Arte & Design, Arts Design Decor, Luna Luce Iluminação, Winter Flor Curitiba e Spot Lighting iluminação.
* Agência A Assessoria
Fotos Antes: Divulgação
Fotos Depois: Bruno Moura
Fotos Natália: Willian Bucholtz
Na sala de jantar criamos uma espécie de buffet, que serve também como aparador, dependendo da ocasião. No hall de entrada, que não tinha nenhum móvel, optei por colocar um armário com pouca profundid