Balneário Camboriú começa, a partir desta terça-feira (27), a fazer um levantamento da quantidade de animais de estimação que vivem com seus tutores ou responsáveis. O Censo Populacional dos Animais será on-line e possibilitará um avanço nas políticas públicas para os pets.
Os tutores ou responsáveis poderão responder ao Censo cadastrando seus cães, gatos e outros animais de estimação no site do Programa ABRAÇO Animal (PARA ACESSAR CLIQUE AQUI).
Para acessar o formulário, basta clicar na imagem "Censo Animal" ou neste link: https://bit.ly/3eVEolS . O formulário do Censo estará disponível para preenchimento durante 60 dias.
Com informações sobre o Programa ABRAÇO Animal, adoção, castração, cuidados com os pets, legislação, entre outros assuntos da causa animal, o site também é uma novidade e foi idealizado pelo Conselho Municipal de Proteção Animal (COMPA) e secretarias do Meio Ambiente e Gestão Administrativa.
Pelo site, é possível saber as formas de contribuir com a causa animal, por meio de doações, que podem ser de dinheiro, ração, brinquedos pet, cobertores, produtos de limpeza, entre outros itens.
O site também tem informações de como agir ao encontrar um animal vulnerável, machucado ou que possa oferecer riscos.
SOBRE O ABRAÇO ANIMAL - O Programa ABRAÇO Animal de Balneário Camboriú tem intuito de proteger, resgatar e cuidar de animais (domésticos ou silvestres) vulneráveis, machucados ou que possam oferecer riscos.
Uma das frentes de atuação do programa é com animais domésticos. Quando é acionado o fone 153, o Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal recolhe e, se tiver dentro dos critérios de acolhimento, o animal é atendido pela ONG Viva Bicho ou clínica conveniada.
Com os silvestres, o procedimento é semelhante, mas os encaminhamentos são feitos para o Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, onde os animais ficam até terem condições de voltarem à natureza. No caso de animais de grande porte, como cavalos, os atendimentos ocorrem conforme a demanda, com veterinários especializados.
Lançado em 23 de fevereiro de 2019, o Programa ABRAÇO Animal virou lei em 3 de setembro de 2020 e está vinculado às secretarias de Meio Ambiente, de Saúde e de Segurança.
Se você encontrar um animal vulnerável, machucado ou que possa oferecer riscos, informe a Guarda Municipal pelo fone 153. A Guarda avaliará a situação e, se necessário, fará o resgate e encaminhamento para atendimento veterinário.
* Silvana de Castro/Diretoria de Comunicação