A Fundação Cultural de Balneário Camboriú abre a exposição Artesanato com Identidade Cultural neste domingo (4), às 10h, na Casa Linhares, no Bairro da Barra (perto da Passarela). A exposição reúne os trabalhos feitos por artesãos selecionados nos editais da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc em 2020.
Estarão expostas produções em madeira, cerâmica, conchas e tecido, confeccionadas com técnicas tradicionais e contemporâneas. Na criação das peças, os artesãos usaram matérias-primas locais ou se inspiraram na iconografia da cidade como tema.
Há esculturas feitas com madeira de reaproveitamento, móbile em conchas, brinco confeccionado com madeira de embarcação, colares em cerâmica, cama para cachorro em formato em barco, roupas inspiradas na orla de Balneário Camboriú, entre outras peças.
Os produtos premiados nos editais da Lei Aldir Blanc constam no Catálogo Artesanato CulturaBC, disponível no site www.culturabc.com.br .
O trabalho dos artesãos também pode ser visto na Feira On-line ( https://culturabc.com.br/feira-online/ ), criada em 2020 pela Fundação Cultural em razão da pandemia de Covid-19.
No domingo, a exposição fica aberta para a visitação até as 16h, com o cumprimento dos protocolos para evitar a disseminação do novo coronavírus (poderão entrar na Casa Linhares até dois visitantes por vez).
Também no domingo, no mesmo período da mostra, os artesãos comercializarão os produtos na Feira de Arte e Artesanato da Praça do Pescador (na frente da Casa Linhares).
A exposição segue até o fim de julho, com visitação de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
* Silvana de Castro/Diretoria de Comunicação
Fotos: Celso Peixoto/Fundação Cultural