Durante reunião do InvestSC, equipe do Governo de Santa Catarina encontrou-se com a CEO da Gomes da Costa, Andrea Napolitano, nesta quinta-feira (29).
Na ocasião, a CEO da companhia de pescados, que faz parte do grupo espanhol Calvo, sediado em Itajaí, falou da importância da indústria da pesca em Santa Catarina e de como essa empresa líder de mercado quer trabalhar com o Governo do Estado para a melhoria da qualidade da pesca e de vida das comunidades pesqueiras.
Abordou ainda a importância da sustentabilidade na indústria da pesca, do tratamento dos resíduos, tópico no qual ela está pessoalmente empenhada em trabalhar.
“A SDE é a porta de entrada dos empreendedores e do setor produtivo. Nosso trabalho é apoiar e incentivar o desenvolvimento sustentável e econômico do Estado, gerando empregos e oportunidades para a população catarinense".
"Ficamos muito satisfeitos em receber a Gomes da Costa e nos comprometemos em trabalhar com eles na evolução da indústria pesqueira de Santa Catarina”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Luciano Buligon.
Para a secretária executiva de Assuntos Internacionais (SAI), Daniella Abreu, é importante esse posicionamento participativo e colaborativo da CEO da Gomes da Costa para trabalhar junto ao Governo de Santa Catarina, nas áreas de capacitação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.”
ESCOLHA - Nas redes sociais da SAI, a CEO Andrea Napolitano fala sobre os motivos que fizeram com que a empresa escolhesse Santa Catarina para a instalação do seu centro de distribuição, em Itajaí.
Dentre eles, destacou a localização ao lado do Rio Itajaí-Açu, onde os fornecedores de pescados podem chegar diretamente na fábrica e, com isso, se tem acesso a um peixe bastante fresco.
Outros fatores indicados foram as parcerias com os governos (estadual e municipal), apoiando projetos sociais, reinvestindo benefícios fiscais em projetos de educação, além do compromisso ambiental.
A questão logística também foi citada. A Gomes da Costa fica ao lado da BR-101, o que facilita a distribuição para várias regiões do país. E, por fim, a disponibilidade de mão de obra qualificada.
Segundo Andrea Napolitano, a empresa é a maior produtora de pescados em conserva do Brasil. São três fábricas e um centro de distribuição localizado em Itajaí (SC).
Atualmente, emprega 2.700 pessoas na região. Além disso, impactam em mais de 10 mil empregos indiretos. Clique aqui e confira o vídeo.
*Patrícia Pinheiro/Assessoria de Comunicação/SAI
Foto: Mônica Foltran/SDE
Nosso trabalho é apoiar e incentivar o desenvolvimento sustentável e econômico do Estado, gerando empregos e oportunidades para a população catarinense.