Mais de 80 testes, todos negativos, para hepatites virais foram feitos neste sábado (24) em mutirão promovido pelo Centro Integrado Solidariedade e Saúde (CISS) e pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Prefeitura de Balneário Camboriú. A ação teve como objetivo conscientizar sobre a luta contra as hepatites virais, em alusão ao Julho Amarelo.
Quem não pôde comparecer no sábado, pode ir nas Unidades Básicas de Saúde do município para fazer o teste para hepatites virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's).
Nas UBS também há disponível vacinação preventiva para hepatites A e B. A hepatite D é prevenida com a vacina para a B e o tipo C não possui vacina.
Também em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais, marcado nesta quarta-feira (28), o Cristo Luz, no Bairro das Nações, e a Roda Gigante Big Wheel, no Pontal Norte, serão iluminados em amarelo.
* Lanume Weiss/Estagiária de Comunicação
Fotos: Divulgação
Hepatites virais: sintomas, transmissão e prevenção
As hepatites virais são doenças infecciosas que podem não apresentar sintomas e acarretam em complicações agudas e crônicas, principalmente no fígado.
Caso apresente sintomas, geralmente são pele e olhos amarelados, dor abdominal, enjoos, vômitos, tontura, febre, cansaço, urina escura, fezes claras e febre.
A principal via de transmissão das hepatites virais é por contato sexual, com o sangue, compartilhamento de objetos contaminados ou na gestação e parto.
Como prevenção é recomendado higienizar as mãos com água e sabão com frequência, utilizar água tratada, evitar contato com sangue alheio, usar preservativo em relações sexuais, exigir materiais esterilizados ou descartáveis e não compartilhar itens de uso pessoal. A rede pública de saúde dispõe de tratamentos para pacientes positivados com hepatites virais.