Boa tarde
Região WebtecWebtec 26 Julho 2021 (16)

Mais de 80 testes para hepatites virais feitos em mutirão de Julho Amarelo

Quem não pôde comparecer no sábado, pode ir nas Unidades Básicas de Saúde do município para fazer o teste

Mais de 80 testes para hepatites virais feitos em mutirão de Julho Amarelo

Mais de 80 testes, todos negativos, para hepatites virais foram feitos neste sábado (24) em mutirão promovido pelo Centro Integrado Solidariedade e Saúde (CISS) e pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Prefeitura de Balneário Camboriú. A ação teve como objetivo conscientizar sobre a luta contra as hepatites virais, em alusão ao Julho Amarelo.

Quem não pôde comparecer no sábado, pode ir nas Unidades Básicas de Saúde do município para fazer o teste para hepatites virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's).

Nas UBS também há disponível vacinação preventiva para hepatites A e B. A hepatite D é prevenida com a vacina para a B e o tipo C não possui vacina.

Também em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais, marcado nesta quarta-feira (28), o Cristo Luz, no Bairro das Nações, e a Roda Gigante Big Wheel, no Pontal Norte, serão iluminados em amarelo.

* Lanume Weiss/Estagiária de Comunicação
Fotos: Divulgação

Hepatites virais: sintomas, transmissão e prevenção

As hepatites virais são doenças infecciosas que podem não apresentar sintomas e acarretam em complicações agudas e crônicas, principalmente no fígado.

Caso apresente sintomas, geralmente são pele e olhos amarelados, dor abdominal, enjoos, vômitos, tontura, febre, cansaço, urina escura, fezes claras e febre.

A principal via de transmissão das hepatites virais é por contato sexual, com o sangue, compartilhamento de objetos contaminados ou na gestação e parto.

Como prevenção é recomendado higienizar as mãos com água e sabão com frequência, utilizar água tratada, evitar contato com sangue alheio, usar preservativo em relações sexuais, exigir materiais esterilizados ou descartáveis e não compartilhar itens de uso pessoal. A rede pública de saúde dispõe de tratamentos para pacientes positivados com hepatites virais.

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário.