Na primeira semana do mês de junho os prefeitos dos municípios que compõem a AMFRI deram um passo gigante para a integração regional ao aprovar a continuidade do Projeto de Mobilidade Integrada da Foz do Rio Itajaí – PROMOBI/AMFRI, que traz consigo a chancela do Banco Mundial.
Nesta segunda-feira (12), os prefeitos de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú, dando continuidade as ações, celebraram acordo para pleitear o financiamento que viabilizará economicamente o projeto e autorizaram o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da AMFRI (CIM-AMFRI) a submeter pleito à Comissão de Financiamento Exterior (COFIEX) do Ministério da Economia, solicitando o apoio financeiro ao Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIIRD) para estruturação e implantação das obras de infraestrutura que compõem o PROMOBI/AMFRI.
O projeto engloba três elementos que têm na mobilidade o seu foco: O Sistema de Transporte Integrado da Região da AMFRI (STCR/AMFRI); o Túnel Imerso sob o rio Itajaí-Açu ligando os Municípios de Itajaí e Navegantes e a Ações de Mobilidade Ativa e Micromobilidade na Orla Central da Praia de Balneário Camboriú.
O PROMOBI/AMFRI é um projeto de longo prazo e desde suas ações iniciais até o término de suas operações, se estende por 531 meses tendo o início das operações previstas para 2024. Serão investidos ao todo aproximadamente US$ 500 milhões, sendo US$ 350 milhões aportados pela iniciativa privada e US$ 150 pelo setor público.
O arranjo institucional que prevê a gestão de serviços públicos de transporte pelo consórcio CIM-AMFRI é inédito e pretende se constituir em modelo a ser replicado para o Estado de Santa Catarina e para o Brasil. Os municípios de Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes darão suporte ao financiamento enquanto os demais aportarão suas parcelas ao longo do projeto.
TRANSPORTE INTEGRADO - O STCR/AMFRI terá como solução viária um sistema rodoviário troncal que percorre a região no sentido Norte e Sul. O Sistema Central terá o modelo de Bus Rapid Transit (BRT) com a implantação de plataformas contínuas por meio de veículos elétricos.
Nos quatro eixos, o projeto atenderá a todos os municípios de compõem a AMFRI. O sistema central conectará o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder até Camboriú. Os veículos atravessarão Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú.
O Sistema Norte atenderá os municípios de Balneário Piçarras, Penha e Navegantes. Já Sistema Sul, abrangerá Bombinhas, Porto Belo e Itapema. Por fim, o Sistema Oeste terá três grandes linhas que interligarão Itajaí à Brusque; Itajaí à Ilhota; e Navegantes à Luiz Alves.
O sistema central terá frota composta exclusivamente por veículos elétricos com tecnologia de carga rápida. Já os Sistemas Norte, Sul e Oeste terão frotas de ônibus movidas à diesel com a tecnologia Euro VI. A utilização de frota elétrica traz uma proposta moderna e sustentável para toda a região.
A frota de ônibus prevista será de 81 veículos, sendo 44 movidos à energia elétrica e 37 movidos à diesel com a tecnologia Euro VI, já incluídos uma frota reserva de 4 ônibus movidos à eletricidade e 4 movidos à diesel. A frota contará com ônibus de 12 metros, 18 metros (articulados) e 24 metros (biarticulados).
O STCR/AMFRI prevê ainda investimentos na implantação de 105 quilômetros de novas ciclovias, que se juntam aos 108 km já existentes, para formar uma rede que permita ao usuário combinar o deslocamento por bicicleta com o uso do transporte coletivo.
TÚNEL IMERSO - Depois de intensas discussões e análises técnicas, os municípios optaram por um Túnel Imerso ao invés de uma ponte para não inviabilizar a cadeia industrial nas margens do Itajaí-Açu, em especial a portuária.
Projetado para a região da Barra do Rio, o método construtivo adotado traz uma tecnologia de vanguarda inédita na América do Sul, muito embora largamente utilizado em países europeus e asiáticos.
O projeto entrará em sua fase de detalhamento e traz como premissa uma seção transversal composta por três células independentes, sendo uma central exclusiva para pedestre e bicicletas e duas seções laterais com três faixas de tráfego em cada sentido, sendo uma delas de uso exclusivo para o transporte coletivo. Esta solução vem ao encontro da expectativa da população que há décadas sonha com esta travessia.
ORLA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ - Por fim, as ações de reurbanização da orla da praia central de Balneário Camboriú estão voltadas para a mobilidade ativa e a micromobilidade, de maneira a possibilitar a integração com o STCR/AMFRI.
As obras preveem a construção de passeios ativos, faixa exclusiva para mobilidade elétrica e ciclovia além de paisagismo e iluminação. A intensa atividade turística na região concentra a oferta de empregos e as obras previstas vão facilitar o acesso do trabalhador.
RESULTADOS ESPERADOS - A inversão da matriz modal de deslocamento na região com a expansão do uso do transporte coletivo em detrimento do automóvel e o incentivo a mobilidade ativa, aliados ao uso de veículos elétricos, possibilitará significativa redução da emissão de gases poluentes na atmosfera trazendo maior qualidade de vida aos moradores e turistas.
Oferecer à população da região um transporte econômico, confiável, confortável e seguro, possibilita a valorização do ser humano, dando-lhes condições dignas de acesso aos empregos e serviços ofertados.
Assim, os Municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo, através da AMFRI, caminham juntos de forma segura para a construção de uma metrópole economicamente forte, socialmente justa e ambientalmente sustentável.
* Lyandra Machado Batista/Assessoria de Comunicação/AMFRI
Fotos: Marcos Porto
A gestão de serviços públicos, através de ações compartilhadas, representa o verdadeiro empoderamento regional e fortalecimento dos municípios.
O QUE DIZEM OS PREFEITOS
O prefeito de Porto Belo e presidente do CIM-AMFRI, Emerson Luciano Stein, destaca que "A gestão de serviços públicos, através de ações compartilhadas, representa o verdadeiro empoderamento regional e fortalecimento dos municípios que de forma conjunta conquistam objetivos que não seriam possíveis de maneira isolada".
Para o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, o projeto consolidará toda região como uma metrópole.
“Estes projetos são benéficos para todos os cidadãos. Temos como exemplo as várias obras que estamos conduzindo em nossa cidade com o Fonplata. Elas são rentáveis, pois são verdadeiros catalizadores de novos investimentos privados, além de garantirem significativa economia nos deslocamentos e qualidade de vida à população”.
“Navegantes tem ainda muito para crescer, será muito beneficiada e isso traz vantagens para toda a região”, afirma o prefeito Liba Fronza, de Navegantes. Para Liba, a nova ligação entre Itajaí e Navegantes refletirá positivamente em todos os municípios da AMFRI e integrará de forma definitiva a região.
Por fim, para Fabrício Oliveira, prefeito de Balneário Camboriú, a iniciativa servirá de exemplo para outros municípios do Brasil.
“Os projetos que compõem o PROMOBI/AMFRI, com a participação do Banco Mundial, são destinados a implantar obras e ações de mobilidade há muito esperadas e desejadas pela nossa região, dando um importante passo à frente na questão do empoderamento regional necessário para dar resposta ao crescimento que experimentamos”.