Sete reservatórios de água tratada de Camboriú, que totalizam a reservação de pouco mais de 5 milhões de litros para a cidade, acabam de passar por mais uma limpeza periódica. Uma equipe de mergulhadores especializada neste tipo de serviço realizou o trabalho ao longo de uma semana.
Segundo o gestor operacional da concessionária Águas de Camboriú, Henrique Gonçalves Mendes, a técnica permite que os reservatórios sejam limpos sem a necessidade do esvaziá-los.
Com isso, a empresa garante a economia de água tratada e evita de prejudicar o sistema de distribuição do município. A técnica utilizada pelos mergulhadores profissionais é por aspiração dos sedimentos, específica para esta finalidade.
Os sete reservatórios estão localizadas no Centro, Tabuleiro e Monte Alegre. A limpeza das estruturas atende a resoluções da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Estado de Santa Catarina (Agesan) e da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), que definem que o trabalho deve ocorrer a cada seis meses.
* Luciana Zonta/Buriti