O vereador Eduardo Zanatta protocolou indicação para sugerir que o Prefeito Fabrício de Oliveira estude a viabilidade de implantar um projeto piloto com base no conceito de Smart Policing na Guarda Municipal de Balneário Camboriú, ou seja, realizar filmagem do trabalho realizado.
Conforme o vereador, o objetivo é aproximar as forças de segurança da população com o conceito de “Smart Policing” que utiliza aplicativos e novas tecnologias de celulares que acompanham o agente e gravam todas as ações.
São três as premissas básicas: i) dar segurança aos guardas municipais, pois oferece resguardo para falsas acusações e protege as ações de patrulha; ii) aumentar a transparência e promover o acompanhamento do uso excessivo da força e iii) melhorar a interação entre a guarda e a comunidade.
“Trata-se de um projeto que está em funcionamento na Polícia Militar de Santa Catarina, no Rio de Janeiro e Cidade do Cabo, na África do Sul, e que contribui para com outras iniciativas bem-sucedidas de aproximar os agentes de segurança dos moradores, como a Rede de Vizinhos, iniciativa desenvolvida pela Polícia Militar”, explica o vereador.
O vereador também protocolou um pedido de informação quanto à ocorrência da noite de sexta-feira (4). No pedido, o vereador elencou questionamentos para tentar entender o que houve na ocorrência.
“O do vereador é fiscalizar e, por isso, estou questionando o governo municipal e a Secretaria de Segurança. O Pedido de Informação tem por objetivo elucidar as questões acima expostas, visto que os vídeos deixaram claro que ocorreu abuso de autoridade durante a ação e uma posição oficial do Poder Público municipal é fundamental para a discussão legislativa do caso”, finaliza.
Trata-se de um projeto que contribui para com outras iniciativas bem-sucedidas de aproximar os agentes de segurança dos moradores, como a Rede de Vizinhos.