Os trabalhos resultantes do projeto Missão Fotográfica, do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA) em Balneário Camboriú, serão apresentados durante o evento on-line BC Foto Festival, que ocorrerá de 22 a 25 de junho.
Patrocinada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), a Missão Fotográfica teve o tema Cartografias da Cidade e contou com a participação de dez fotógrafos.
A partir de agosto de 2020, cada um dos fotógrafos desenvolveu um projeto em que procurou colocar o olhar em determinado aspecto de Balneário Camboriú.
A produção dos participantes poderá ser conferida em um livro on-line e em uma projeção multimídia que ficará disponível na internet (www.nefa.com.br, www.brasilimagens.com, www.bcfotofestival.com.br). Livro e projeção serão lançados em 25 de junho.
“No contexto de uma missão fotográfica, o fotógrafo passa a ser os olhos do público ao transitar em territórios desconhecidos e trazer, por meio da imagem fotográfica, uma leitura própria da realidade”, comenta o fotógrafo Flávio Fernandes, coordenador da Missão Fotográfica.
No desenvolvimento dos projetos, os fotógrafos/artistas foram acompanhados por uma equipe de especialistas na arte fotográfica, em reuniões on-line.
Integraram a equipe, além do coordenador Flávio, Marcelo Greco como consultor e Lucila Horn e Marcelo Fernandes como orientadores.
“Os resultados deste projeto, além de servirem como um portfólio para os fotógrafos envolvidos, serão um importante material histórico e poético para a memória da cidade”, conclui Marcelo Fernandes.
PARTICIPANTES DA MISSÃO - Participaram do projeto os fotógrafos/artistas Carla Bordin, Celso Peixoto, Cicero Viégas, Flávio Fernandes (coordenador), Lucas Correia, Diorgenes Pandini, Felipe Galarza, Paloma Gomide, Thainara Girardi, Rivo Biehl e Soninha Vill e, com textos, Bola Teixeira.
O QUE É UMA MISSÃO FOTOGRÁFICA - As missões fotográficas nasceram da necessidade de documentação e são ligadas ao colonialismo e imperialismo europeus.
O conceito de missão está vinculado a uma proposta permanente ou ocasional, que confia ao fotógrafo ou grupo uma documentação determinada sobre um território.
Como ponto relevante desse processo, está a formação de arquivo para a memória, com a criação de documentação que pode ser tanto do campo do registro como da poética.
CONTRAPARTIDA - O projeto ofereceu em abril uma oficina para educadores, com 140 participantes de todo Brasil, por meio da plataforma ZOOM e com a temática “Fotografia e documentação Poética”.
A oficina contou com a parceria do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIVE/CEART/UDESC e da Associação de Arte Educadores de Santa Catarina – AAESC.
No início de maio, o projeto ofereceu uma palestra aberta ao público com tema “Missão Fotográfica”, por meio da plataforma ZOOM e com a participação dos artistas Lucas Correia, Soninha Vill e Paloma Gomide.
* Silvana de CastroDiretoria de Comunicação
Fotos: Cicero Viégas, Carla Bordin, Celso Peixoto, Flávio Fernandes, Lucas Correia, Diorgenes Pandini, Felipe Galarza, Paloma Gomide, Thainara Girardi, Rivo Biehl e Soninha Vill (publicadas nessa ordem)
No contexto de uma missão fotográfica, o fotógrafo passa a ser os olhos do público ao transitar em territórios desconhecidos e trazer, por meio da imagem fotográfica, uma leitura própria da realidade.